Em 2008 o projeto Caminhadas na Natureza será realizado em 22 municípios mato-grossenses |
Este ano o projeto Caminhadas na Natureza será realizado em 22 municípios mato-grossenses e o primeiro evento acontece no próximo dia 30 de março, em Rondonópolis, a 200 quilômetros de Cuiabá. Entre 2007 e 2008 houve um aumento de 180% no número de municípios inscritos no Caminhadas da Natureza. No ano passado apenas oito promoveram o evento. Este projeto acontece em 21 países e representa pelo menos 5.500 associações, o que equivale a pelo menos 15 milhões de caminhantes.
Mato Grosso, em função dos três biomas e do forte apelo ao ecoturismo tem condições de atrair uma boa fatia deste mercado. É importante destacar que todos podem participar destas caminhadas que não são competitivas, mas sim contemplativas. Jovens, adultos, pessoas na melhor idade, adolescentes e até mesmo deficientes podem participar e fazer seu próprio tempo. As trilhas tem em média 10 quilômetros e os grupos se formam e caminham de acordo com a resistência e disposição de cada um.
No ano passado, o primeiro evento aconteceu no Coxipó do Ouro, em abril, para comemorar o aniversário de Cuiabá. Pelo menos 800 pessoas participaram da caminhada. "Mato Grosso é especial porque dá a oportunidade ao caminhante de ter contato direto com a natureza", declarou Virgílio Ribeiro de 85 anos que veio de São Paulo especialmente para participar da primeira Caminhada da Natureza de Mato Grosso. "Além disso, é uma oportunidade que temos de conhecer melhor o nosso Estado e termos um programa diferente", acrescenta Maria Aparecida Medeiros.
Os municípios de Alta Floresta, Nobres, Chapada dos Guimarães, Poconé, Santo Antônio do Leverger, e Barra do Garças também foram beneficiados em 2007. Em Algumas regiões o evento foi realizado duas vezes em datas e circuitos diferentes. O objetivo é divulgar os produtos turísticos do Estado e atrair turistas do mundo inteiro.
Este ano, os caminhantes de Mato Grosso terão a oportunidade de conhecer novas regiões dentro do Estado como Vila Bela da Santíssima Trindade, que foi a primeira capital de Mato Grosso e cada morador sempre tem um bom "causo" ou história para contar. Essa é também a terra dos botos cor-de-rosa, de ruínas no centro da cidade e de muito chorado e outras danças típicas. É onde pelo menos 80% da população são negros.
Já no Nortão, os novos municípios que se integraram ao projeto são Sinop, a 481 quilômetros da capital, Guarantã do Norte, a 633 e Lucas do Rio Verde, a 285 quilômetros de Cuiabá. A produção agrícola será uma das principais atrações deste circuito. No entanto, há também a floresta e os rios de águas cristalinas e muitos piscosos. A abundância de espécies de peixes chama a atenção.
Já em Reserva do Cabaçal, localizada a 350 quilômetros de Cuiabá, o roteiro das águas deve ser a principal atração do Caminhadas da Natureza. Ao todo são 10 municípios envolvidos e, além das cachoeiras e rios piscosos, há aqueles que desenvolvem outros tipos de atividades como, por exemplo o turismo rural, de negócios e religioso. Em Reserva do Cabaçal, além das 18 cachoeiras e três rios de águas cristalinas, a mistura dos biomas Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica também atrai os visitantes.
O Caminhadas da Natureza é uma iniciativa do Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento (Ircod), da Alsácia na França, e da Federação Internacional de Esportes Populares (IVV) e, tem ainda como interlocutor nacional a associação Anda Brasil, no Rio de Janeiro pela primeira vez.
Calendário 2008
Rondonópolis 30/03
Cuiabá 08/04
Cáceres 13/04
Pontes e Lacerda 20/04
Rio Branco 27/04
Alta Floresta 04/05
Chapada dos Guimarães 18/05
Poconé 25/05
Guarantã do Norte 01/06
Santo Antônio do Leverger 08/06
Nobres 15/06
Reserva do Cabaçal 22/06
Dom Aquino 29/06
Campo Verde 06/07
Jaciara 13/07
Vila Bela da Santíssima Trindade 20/07
Lucas do Rio Verde 27/07
Sinop 24/08
Diamantino 14/09
Barra do Garças 07/10
Nobres 14/10
Alto Araguaia 26/10
Fonte: Gazeta Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário