Deixe um recado pra mim...

Encontre o que procura...

Google

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Tradição Matogrossense: Guaraná Ralado!

A Lenda do Guaraná
 

Um casal de índios pertencente a tribo Maués, vivia junto por muitos anos sem ter filhos mas desejavam muito ser pais. Um dia eles pediram a Tupã para dar a eles uma criança para completar aquela felicidade. Tupã, o rei dos deuses, sabendo que o casal era cheio de bondade, lhes atendeu o desejo trazendo a eles um lindo menino.

O tempo passou rapidamente e o menino cresceu bonito, generoso e bom.

No entanto, Jurupari, o deus da escuridão, sentia uma extrema inveja do menino e da paz e felicidade que ele transmitia, e decidiu ceifar aquela vida em flor.

Um dia, o menino foi coletar frutos na floresta e Jurupari se aproveitou da ocasião para lançar sua vingança. Ele se transformou em uma serpente venenosa e mordeu o menino, matando-o instantaneamente.

A triste notícia se espalhou rapidamente. Neste momento, trovões ecoaram e fortes relâmpagos caíram pela aldeia. A mãe, que chorava em desespero, entendeu que os trovões eram uma mensagem de Tupã, dizendo que ela deveria plantar os olhos da criança e que deles uma nova planta cresceria dando saborosos frutos.

Os índios obedeceram aos pedidos da mãe e plantaram os olhos do menino.

Neste lugar cresceu o guaraná, cujas sementes são negras, cada uma com um arilo em seu redor, imitando os olhos humanos.

(Lenda indígena / Bruxo-els)

Fonte: http://www.ufsc.br/~esilva/Lenda003.html

Eu tomo, todos os dias pela manhã o Guaraná Ralado, em pó, e me faz muito bem! Agora, se é afrodisíaco mesmo ou não, isso eu nunca vou contar. Só achei esquisito que eu como biólogo não conheça essa flor aqui:


2 comentários:

Cristiano Nadai disse...

Sempre me interessei por lendas e tals. São uma forma de saber como as pessoas explicavam as coisas e parte integrante de nossa cultura.
Só ainda não experimentei o guaraná em pó, é bom mesmo? In verdade, confesso só tomei o refrigerante, =/.
Agora sobre a flôr de ziaco, fica a duvida: Será mais uma vitima do analfabetismo no Brasil, ou será um poeta? xD
Abraços e depois me conta se são verdades as lendas sobre o efeito doa fruta com olhar humano ou não rs
Abraços amigo!

Maria Fernanda disse...

Eu não gosto muito do guaraná ralado, mas tem gosto para tudo neste mundo.
bjs