Deixe um recado pra mim...

Encontre o que procura...

Google

quinta-feira, 15 de maio de 2008

141 Anos de Várzea Grande hoje: Homenagem ao Distrito de Bonsucesso

História de Bonsucesso


Situado a 15 quilômetros do centro de Várzea Grande, com 2747 habitantes, Bonsucesso caracteriza-se como terra de gente humilde, com ruas estreitas, alongando-se paralelamente ao Rio Cuiabá cerca de 1000 metros. Em 1948 era um distrito formador do município.

Justino Antônio da Silva Claro era o único proprietário daquelas terras no século passado. Dele, há inúmeros descendentes, os quais já dividiram as terras. A cana-de-açúcar é ainda a principal lavoura. Outros moradores locais foram Antônio Ferreira Gomes, Antônio Leite de Magalhães, João Pinheiro, Joaquim Magalhães, Miguel Ângelo da Silva Claro, João Vital da Silva Claro e João Gil da Silva, sendo todos de grandes famílias, que hoje moram em Bonsucesso, Cuiabá e Várzea Grande.

Engenho Dona Buguela

Além da cana-de-açúcar, também era fabricado aguardente e açúcar de barro.

No começo deste século ainda haviam casas rústicas, onde eram consagradas as festas juninas, reunindo cantadores de cururu e dançadores de siriri. A primeira escola mista de Bonsucesso é de 1908. A segunda surgiu no dia 16 de março de 1920. Em 1968, foi oficialmente inaugurada a igreja católica em missa oficiada pelo arcebispo Dom Orlando Chaves. As imagens São benedito e Divino Espírito Santo, doadas pelo coronel Ubaldo Monteiro da Silva que as trouxe de São Paulo.


Distrito de Várzea Grande Bonsucesso foi criado pela lei nº 126 no dia 23 de dezembro de 1948, e confirmada por lei 9.583 no dia 24 de dezembro de 1948.

Eu estive conversando e aprendendo sobre "devoção" com Dona Honorata:

Com muita honra eu lecionei em 1999 na Escola Municipal da Comunidade, denominada "Maria Barbosa Martins", que hoje volta à direção do competente Professor Tavares, e contribuí com a formação de alguns dos jovens que hoje são os valorosos cidadãos daquele lugar:

Um dia, meus alunos me disseram: "Professor, hoje somos nós que vamos ensinar o Senhor!" e me levaram até um Engenho e uma moenda de cana. Então me ensinaram como se faz as deliciosas rapaduras de Bonsucesso.

O peixe, como já era de se esperar de uma comunidade de pescadores, é um dos seus principais produtos para os visitantes.


Enfim... Um lugar onde as "Japuíras" ainda fazem seus ninhos, que deixa saudades!



Fotos: Marco Antônio de Mattos

Parabéns, Bonsucesso! Parabéns Várzea Grande, pelos seus 141 anos!


Mais sobre Várzea Grande no "By Osc@r Luiz"!

Até o dia 18 você também pode me ajudar, votando no meu post sobre o "Horário de Verão", no Blogueiro Repórter indo aqui.
E pela proximidade das datas e conteúdo do post, é com ele que registro minha participação na blogagem coletiva "
Coisas do Brasil" promovida pela Andréa Motta, que se realiza amanhã, mas o meu, já está no ar.

Próxima Blogagem Coletiva!

Também participo com posts em outros blogs: no "Flainando na Web", um glossário dos termos cuiabanos, e no "By Osc@r Luiz", as vertentes formadoras da música matogrossense e o rasqueado cuiabano. Visite se tiver a curiosidade.
Obrigado, Andréa, pela oportunidade de participar.

23 comentários:

Andréa Motta - Conversa de Português disse...

Oscar, adorei seu texto sobre Várzea Grande; uma verdadeira aula de história sobre a cidade.
Eu não conhecia esse seu blog nem o havia listado lá blogagem (já corrigi isto!); falando nisso,só dá você naquela lista. Fico feliz por participar.

Achei interessante que, mesmo sem conhecer este espaço aqui,acabei idealizando uma blogagem com tema semelhante ao título do seu blog.Gostei demais dessa coincidência.

Maria Fernanda disse...

Lindo post Oscar...Parabéns vc merece o título de cidadão de Várzea Grande.
bjs

|Renata_Emy| disse...

Oi querido!

Bom saber mais da história da terrinha...

Putz, é mto bom ir p/ Bonsucesso, o peixe de lá é uma delícia!!!

Vc foi longe p/ lecionar hein?!?

Vida de prof não é fácil!!!

Beijinho na testa!

Sady Folch disse...

Oscar, devo concordar com Maria Fernanda, e vou além disso, vc está fazendo um serviço maravilhoso por nossa terra.
Fiquei encantado com a homenagem ao Hino de Mato-Grosso, e agora essa aula sobre Bonsucesso para o mundo.
Não vjo a hora de voltar pra casa. Pra minha terra que me viu nascer, e me juntar a gente como você, para unidos, podermos dizer ao mundo o quanto amamos essa terra.
Obrigado.
Vc está de parabéns.
Sady

Tânia Defensora disse...

Oi Oscar!
Realmente ficou muito bom! Sem enrolação, objetivo e bonito.
Olha só: não é Ubalto é Ubaldo Monteiro, deve ter sido erro na hora da digitação.
Parabéns!

Unknown disse...

Oh Oscar, me mande o numero de sua conta corrente e o valor da rapadura e do sedex que faz mais de 30 anos que não tenho a honra de saborear tal iguaria, hehehehehe

Comentar seus posts é sacanagem devido a impar qualidade

Abraços

Anônimo disse...

Ola Querido!
Impossivel nao passar aqui hoje e tentar deixar um pouco de carinho em forma de palavras.

Lindo post...parece um filme. Agente vai lendo, vendo as imagens e se envolvendo, mesmo sem querer. È inevitavel....

Parabens pra cidade que voce ama!!
È amor de amar ...e nada mais!!

Bjo!

Ramosforest.Environment disse...

Bela e saborosa reportagem.

disse...

Parabéns Oscar!

Pela bela aula e demonstração de amor e carinho por tão linda cidade.
Beijos!
Rô!

Rosamaria disse...

Oi, cosquirídia, saudade de ti!

Adorei ficar sabendo mais um pouco desta terra onde mora minha melhor amiga, além de ti.

Aquele peixe!!!!Ainda bem que já almoçei.

Vou lá votar.
Bjim.

Nando Damázio disse...

A simplcidade de um povo, a riqueza de uma terra .. Várzea Grande e suas belezas são coisas do Brasil ..
Belo post, Oscar, adorei conhecer um pouco sobre esse lugarzinho tão acolhedor !!

O meu é sobre .. Curitiba !!
Sei que você já esteve naquela cidade, hehehe ..
Abraço !!

Unknown disse...

Olá, Oscar, isto é o legal desta blogagem, conhecer lugares pequenos e suas caracteristicas...
beijos

Anônimo disse...

Nossa que aula de história!!! Linda a sua cidade e parabéns pra ela e pra vc tbm!!

Agora, vc me judiou, viu?! Essas deliciosas iguarias, nossa... eu aqui com fome e vendo esses peixes apetitosos... judiação!! rs..s.

Abs
Susanna Martins

Luiz disse...

Oscar, obrigado por me levar de viagem a Varzea Grande, Estive em Cuiabá no ano passado para dar uma palestra num Simpósio I2TS na Universidade Federal e conheci Varzea Grande. Não tão bem e nem com tantos detalhes como voce está me monstrando agora. É interessante isso, de completarmos uma viagem tanto tempo depois. Muito obrigado.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Oscar, eu viajei com esse seu post. Eu nunca estive em Cuiabá, mas nao falta vontade. As comidas, o doce de leite, o peixe, minha nossa senhora fiquei com água na boca e o pior é que por aqui num tem nada diso, nao;(

E a Dona Honorata? Nossa, isso faz parte do arquivo da cidade.

Excelente post! Parabéns!

Grande abraco

Anônimo disse...

Olá Oscar.

Não estou participando da blogagem mas achei muito legal a idéia por isso estou lendo alguns posts.

Muito interessante o seu texto. Como é bom conhecer a história dos lugares...

Evira

Anônimo disse...

Oi.

Meu nome saiu errado. Eu me chamo Elvira.

Sonia Regly disse...

Oscar,
Suas visitas sempre me alegram e encantam. Obrigada, apareça sempre por lá. Gostei muito desse Blog Coisas de Mato Grosso, assim vamos conhecendo outros Estados e suas grandezas.Vc viu que eu já te linkei??? Obrigada pelo incentivo.

Sonia Regly disse...

Oscar,
Suas visitas sempre me alegram e encantam. Obrigada, apareça sempre por lá. Gostei muito desse Blog Coisas de Mato Grosso, assim vamos conhecendo outros Estados e suas grandezas.Vc viu que eu já te linkei??? Obrigada pelo incentivo.

Sonia Regly disse...

Esse Espaço aqui também é excelente.Têm conteúdo. Parabéns!!1

Alda Inácio disse...

Olhei aquele peixe e me deu água na boca, ai que coisa deliciosa, adoro peixe! Mas este teu Mato Grosso do Sul é lindo hem?
Adorei esta blogagem coletiva apesar de não ter podido participar. Fico aqui me edliciando passando de blog em blog. Vi coisas lindas. Parabens.
Bjs
Alda

Auréola Branca disse...

Adorei as fotos! Muito!
Parabêns pelo post rico em conhecimento.
Abraços...

|Renata_Emy| disse...

Queridooo,

Fui lá pescar hoje!

Lembrei deste seu post!

Ah, peguei um peixãããão! \o/ =D

Beijos