Deixe um recado pra mim...

Encontre o que procura...

Google

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Programação de Carnaval em Mato Grosso

Confira a programação de carnaval em Cuiabá

A programação do carnaval de Cuiabá começa no dia 26 de janeiro com a escolha da Rainha do Carnaval, na praça Cururu Siriri. No dia 31, a atração é o baile da cidade no Clube Feminino. No dia primeiro de fevereiro, os foliões se reúnem na praça Alencastro de onde sai o desfile dos blocos.

Museu do Rio

As escolas de samba e os blocos também já iniciaram os preparativos para garantir a animação da festa. No Museu do Rio vão desfilar 17 blocos carnavalescos e duas escolas de samba: A Império do Sol e Casa Nova. Está última é estreante.

A Império do Sol já está com o samba-enrendo pronto. O presidente da escola, Cícero Vital, explicou que o tema é a fauna e a flora mato-grossense. A confecção de fantasias já começou e eles só aguardam a liberação de recursos para comprar todo o material necessário.

O valor do orçamento para o carnaval deve ser definido esta semana. Os repasses para os blocos e para as escolas de samba devem ser 50% maior que os do ano passado.

Shows

A expectativa da prefeitura é reunir cerca de 100 mil pessoas em mais de 80 shows populares distribuídos em nove pontos da cidade: Clube Feminino, Porto, Osmar Cabral, Tijucal, Planalto, Parque Cuiabá, CPA II, Distrito da Guia, Pedra 90. Haverá diversidades de ritmos: samba, pagode, rock, funk, lambadão, rasqueado, entre outros.

A festa começa no dia 26, com a escolha da Rainha do Carnaval, na Feijofolia, que ocorrerá na praça Cururu Siriri, com animação da bateria dos Blocos "Boca Suja" e "Agora o que é esse", das bandas Fissura, Kekebra e Karapulsa. Pescuma, Henrique e Claudinho também vão fazer uma participação especial.

A Rainha do Carnaval ganhará um prêmio de R$ 1 mil e acompanhará o Rei Momo Mário César, há 22 anos no reinado, nos festejos da cidade.

Bailes

Na quinta-feira, dia 31 de janeiro, o tradicional Baile da Cidade encherá de brilho o Clube Feminino. O Baile da Cidade será conduzido por marchinhas e canções que marcaram época.

Na sexta-feira, diversos carros, motocicletas e bicicletas se agregam num festival de confetes e serpentinas para reviver o corso, uma manifestação do carnaval na década de 20. A concentração ocorre na praça Alencastro. De lá, os foliões partem pela Avenida Getúlio Vargas, acompanhados pelo batuque dos blocos, que prometem apresentar seus carros repletos de criatividade. O objetivo é trazer à cena contemporânea, hábitos que marcaram os tempos de folia da cuiabania. O desfile de carros inaugura oficialmente o Carnaval Popular Cuiabano 2008.

No sábado, dia 02, começam os bailes populares nos bairros da cidade verde, o Grito Rock no Clube Feminino. Este contará com participação de 40 bandas, teatro, hip hop, grafite. Uma iniciativa do Espaço Cubo, com apoio da Cufa. Os bailes e o Grito seguem até terça-feira, com shows nacionais (Camila Vitorino, Kebradeira, Cinco por Cento, Unskarai) e bandas locais.

No domingo, a passarela do Samba Edivaldo de Camargo toma conta da praça Cururu Siriri. Desta vez, o circuito do samba mudará de local, da avenida beira Rio para a praça Cururu Siriri, também no Porto, onde serão montados 160 metros de arquibancadas para receber o público.

No domingo, descem à avenida o Cordão Recordar é Viver, capitaneado por Gilmar Fonseca, e os Blocos do Grupo A "O Que que é Esse", "Tradição", "Em Cima da Hora", "Gostoso Sou", "Unidos do CPA" e "Unidos do Porto". Na segunda, é a vez dos Blocos do Grupo B "Afro", "Nossa Raça", "Samba Folia", "Vai Vai do Cai Cai" e "Grêmio Novo Terceiro". Na terça-feira, dia 05, os Blocos do Grupo A "Gaviões do Tijucal", "Melados", "Boca Suja", "Banana da Terra", Escola "Império da Casa Nova", e Escola "Império do Sol".

Na quarta-feira de Cinzas, a partir das 18 horas, ocorre a apuração dos votos da escolha do campeão do Carnaval. O prêmio é o troféu "Nelson Felisberto Bueno (Nelsinho da Escola Marinheiros do Samba)".

Fonte: RMT Online

Prefeituras Investem em Programação

A menos de uma semana para o início do Carnaval, várias cidades mato-grossenses já preparam toda a infra-estrutura para receber os foliões da tradicional festa de momo, sobretudo aqueles que preferem curtir a festa da forma mais tradicional, na rua. Boa parte dos foliões de Cuiabá decide ir para o interior em busca de diversão e o Estado reserva festas peculiares em alguns municípios.

Na Baixada Cuiabana, além da Capital, as festas mais tradicionais e que costumam reunir milhares de pessoas são das cidades de Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento e Chapada dos Guimarães.

Em Livramento, acontece há 14 anos o “Bananafolia”. A prefeitura espera reunir mais de 100 mil foliões nos cinco dias de festa. Neste ano, a programação também conta com cuidados familiares. Além de uma área de lazer exclusiva para crianças, todos os dias, das 21h às 23h30, bandas regionais animam o público com as conhecidas marchinhas carnavalescas.

Em Chapada, dois palcos animarão os foliões. Um palco estará no centro histórico da cidade, em frente à igreja matriz de Nossa Senhora de Sant´Ana, e outro no Centro Municipal de Eventos. A animação das noites fica por conta da Banda Bem Brasil. Os irreverentes blocos carnavalescos como o Bafo de Onça e Anta Baleada vão desfilar pela cidade. Em Santo Antônio, a festa acontece na praça central da cidade. Já a prefeitura de Várzea Grande não organizou carnaval popular.

Em Cuiabá, oito bailes populares promovidos pela Secretaria de Cultura estão programados nos bairros Porto, Osmar Cabral, Tijucal, Planalto, Parque Cuiabá, CPA II e Pedra 90. Na avenida Beira-Rio a população poderá assistir os desfiles de blocos e das escolas de samba da cidade. Costureiras se desdobram na preparação das fantasias.

Na quinta-feira, dia 31, o município também realiza o tradicional “Baile da Cidade”, no antigo Clube Feminino, que promete reviver as festas carnavalescas das famílias genuinamente cuiabanas.

Na região sul do Estado, Rondonópolis também promete fazer barulho. Ao todo, 10 bandas nacionais e regionais animarão as noites de Carnaval na pista do antigo aeroporto municipal da cidade. Dentre as bandas, estão as baianas Zeroseteum, Unskaraí, 5%, Kebradeira e a cantora Camila Vitorino. A novidade deste ano é a “Festa da Ressaca”, que acontece no domingo, 9, e tem como atração a cantora Gil, ex-vocalista da Banda Beijo.

No médio-norte, o carnaval de rua de Arenápolis, realizado há 16 anos, também deve reunir foliões de diversas regiões. Para este ano, a prefeitura programou o “Reencontro de Filhos e Amigos de Arenápolis”, festa que pretende trazer ex-moradores à cidade, que teve como auge econômico o período do garimpo nas décadas de 80 e 90.

Em Sinop, a folia acontece na praça Plínio Calegaro, que foi reformada pela prefeitura para a realização do evento. Lá, foi instalada uma arquibancada com capacidade para 3,2 mil pessoas sentadas e dispõe de 36 camarotes. Para o conforto do público, estão sendo instalados 25 banheiros químicos. Ao som de bandas regionais, a festa terá cinco telões. Desta vez, a prefeitura preparou o “Quintal da Folia”, espaço reservado para crianças. Para isso, serão disponibilizados pula-pula, piscinas de bolinhas e outros brinquedos.

Já na fronteira com Goiás, Barra do Garças promove o “Carnaval das Galáxias”, tema escolhido em alusão ao “discoporto” da Serra Azul, conhecido por supostos aparecimentos de discos voadores e objetos voadores não-identificados (Ovnis). Duas bandas de Goiânia animam a folia: Magia Cor e Futrikar. Para crianças e adolescentes, haverá matinês no domingo e na terça-feira de Carnaval.
Fonte: RDM Notícias/Diário de Cuiabá


E só pra não esquecer:

SE BEBER NÃO DIRIJA!
NÃO USE DROGAS!
USE CAMISINHA!


Este blog e sua vida agradecem!



3 comentários:

|Renata_Emy| disse...

Kbeça de cotonete,

Mto bom seu post, era exatamente isso que queria saber...

A banda que animará o carnaval na chapz nao eh 'aquela coisa', mas eh bem melhor que banda de reggae como no carnaval passado! =P

Beijos

Ótimo carnaval! \\o

Cristiane A. Fetter disse...

Ai que vontade de estar no Brasil.
Levar meu filho para conhecer nosso carnaval.
Estar no calor.
Espero que seja um carnaval de paz e só diversão.
Abraços menino.

Espaço do Neto disse...

Tá dificil de te encontrar!
Já estou em Rosário Oeste. Mande notícias.
Dá uma olhada neste vídeo é sobre esse passeio que nós fizemos em Cuiabá, coloquei vc como assistente de direção.

http://br.youtube.com/watch?v=MqrnWO81H20
Abraço, Neto.