Deixe um recado pra mim...

Encontre o que procura...

Google

quinta-feira, 19 de junho de 2008

"Drosera"... a planta carnívora de Mato Grosso


A Drosera sp. “Vermelha Achatada” é uma planta carnívora endêmica do Brasil. Endêmica é uma espécie com distribuição geográfica restrita a uma determinada área. Sua ocorrência é registrada em Mineiros, Goiás, e na Chapada dos Guimarães, Mato Grosso. Pertence ao Complexo communis das Droseras Sul-Americanas. Cresce em formato de roseta e esta espécie não apresenta caule, como na maioria das espécies deste gênero. Cada folha é formada por pecíolo e lâmina. Na face superior da lâmina estão presentes numerosos tentáculos, cujas pontas são cobertas por uma substância pegajosa, a mucilagem (reluzente quando vista contra o sol).

As presas são atraídas pelo odor de néctar (secretado pelas glândulas presentes nas lâminas). A captura se dá quando as presas tocam nas pontas dos tentáculos: elas ficam grudadas, e, na tentativa de se libertarem, acabam encostando em mais tentáculos e ficando ainda mais presas. São estimuladas pelo toque, realizando uma demorada movimentação (a folha se dobra, para que ainda mais tentáculos entrem em contato com o corpo da presa). Por fim, a digestão se dá sobre a própria superfície da folha.

Quer ter uma? O cultivo da maioria das espécies é relativamente simples. Forneça o máximo de luz possível (caso as plantas não estejam recebendo luz suficiente, perderão a coloração avermelhada), sob os vasos coloque pratos com água (e mantenha o nível de água alto, exceto no inverno, quando um pouco de seca é necessário), propague por sementes ou folhas.

Há casos em que pulgões infestam hastes florais (incluindo botões, flores, frutos em desenvolvimento) de plantas desse gênero. Podem ser retirados mergulhando a planta em água ou por remoção manual simplesmente.


Um comentário:

Anônimo disse...

Vixxi sabia que tinha esse blog não...tanta informação quanto o flainando.E eu q ando tão sem tempo.Tem noticias minhas no goiabitasdavida.zip.net muito engraçadas por sinal.Beijuss moço