Deixe um recado pra mim...

Encontre o que procura...

Google

domingo, 6 de abril de 2008

Cuiabá recebe exposição de Oscar Niemeyer



Uma exposição histórica, enfim insere Cuiabá e Mato Grosso, no circuito das grandes exposições mundiais. E o momento não poderia ser mais oportuno: no ápice da tradição celebrada em seus 289 anos, a capital mato-grossense se mostra mais moderna que nunca. Modernidade essa, acentuada por um evento que chega a ser um divisor de águas, dada a efervescência cultural que o município vivencia. O protagonista é ninguém menos que o centenário arquiteto, Oscar Niemeyer, um ícone da arquitetura moderna, com centenas de obras espalhadas por todo o mundo. Mato Grosso também fora honrado com projetos seus. O projeto do Memorial da Coluna Prestes, em vias de ser concretizado em Chapada dos Guimarães, é um destes. Mas isso é particularidade que só se será conhecida de fato, por quem embarcar numa viagem especial pela mente e pelo universo projetado por Niemeyer que terá início no dia 8 de abril. A aventura será ambientada em um dos espaços mais significativos já entregues à população cuiabana nos últimos tempos, o Museu do Morro da Caixa D´Água Velha.

A sociedade vai apreciar todas as peças da mesma exposição que acaba de chegar da Rússia e segue depois de sua `calorosa` temporada em terras mato-grossenses, para Milão, na Itália. O próprio Niemeyer classificou a oportunidade como uma possibilidade de sua arte interagir com a especificidade regional do centro da América Latina. Para ele, Mato Grosso representa uma realidade peculiar que a sua expedição precisava vivenciar. É como se ele estivesse presenteando a cidade. Segundo ele, só não vem para cá porque não anda mais de avião. Que venha então seu coração.

A mostra intitulada "Oscar Niemeyer - 100 anos: Poética da forma" que se encerra no dia 9 de maio - data que comemora o aniversário de Mato Grosso - delineia um período de homenagens estratégico. Tudo, graças à articulação do Instituto dos Arquitetos do Brasil de Mato Grosso. A gestão cultural tem assinatura do multimídia Grupo Caroline. Grande incentivadora, a Prefeitura Municipal de Cuiabá acolheu o projeto com o espírito visionário que lhe é característico. Vale ressaltar, a exposição segue com eventos paralelos que devem se suceder até seu encerramento. Já confirmado, o Papo de Arquiteto, mediado pelo profissional Eduardo Cairo Chiletto assim como a exposição estará aberta às mais plurais manisfestações artístico-culturais. Ainda na programação, performance de ballet contemporâneo com o casal de bailarinos Ana Carolina Pereira e Jefferson Florêncio - acompanhados pela execução ao vivo de música instrumental, pelo grupo Tocandira [WINDOWS-1252?]– e a interpretação de Samba do Arquiteto, de autoria de Oscar, por Vera e Zuleica.

INTERVENÇÃO REGIONAL

A exposição já sediada por importantes cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Brasília, e São Paulo, será estruturada pelo Studio & Criart - empresa de Kadu Niemeyer, neto do arquiteto - e de antemão, conta com a aprovação e reconhecimento do próprio Oscar Niemeyer. Vale ressaltar, que neste caso, fez questão que fosse idealizada em Cuiabá. A organização desta mostra é uma versão adaptada das exposições idealizadas em comemoração ao centenário de Oscar Niemeyer, comemorado no dia 15 de dezembro passado. Cada cidade que sedia a exposição desenvolve uma contextualização e novo desenho da montagem, elaborados por uma equipe devidamente credenciada pelo próprio arquiteto Oscar Niemeyer, no caso, a do IAB-MT. A nova diretoria da instituição, presidida por Allan Rocha, dentro dos seus primeiros planos e projetos decidiram antes mesmo de assumir o instituto, trazer esse brilhante presente para essa cidade.

Todas as peças expostas simbolizam as grandes obras de Niemeyer neste século de vida do arquiteto. O público poderá conferir 28 fotos de Kadu Niemeyer, cinco maquetes desenvolvidas especialmente para essa exposição, três placas de acrílico holográficas, slide-show, reproduções da Coluna da Alvorada e da Catedral de Brasília. Integra a mostra ainda, a reprodução da mão do Memorial da América Latina.

SENSIBILIDADE À ARTE


Um projeto deste vulto e valores sócio-culturais inquestionáveis só poderia ter se concretizado porque há no poder público e privado, gestores e empresários que acreditam no poder da transformação a partir da arte, afinal, a arquitetura se mostra plenamente como um segmento artístico, no qual caminham de mãos dadas a ciência, técnica e arte. É importante que os veículos de comunicação se atentem à prestação de serviço à cultura quando revelam quem são os grandes incentivadores da arte em Mato Grosso. Esse projeto só pôde ser realizado graças à sensibilidade da Prefeitura Municipal de Cuiabá - por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, Governo do Estado de Mato Grosso e a Revista Camalote. Como apoios culturais ficam registrados os nomes de Pref. Chapada dos Guimarães, Arte Rosa, Adriano Restaurante, Café Cancun, Gráfica Print, City Lar, Cedro Engenharia, Folha do Estado, Gato Mia, Plaenge, PrintPress, Rádio Cidade, Sinduscon-MT, Federação das Indústrias de Mato Grosso.

O REALIZADOR


O IAB - Instituto de Arquitetos do Brasil foi fundado no período em que o Brasil vivia o Estado Novo e o mundo se preparava para a Segunda Guerra Mundial, no nosso estado nesse ano esta comemorando 30 anos de história mantendo-se sempre atuante na política e na luta para valorizar os profissionais e assim prestar melhor serviço a comunidade.

Assim com uma visão futurista procura o apoio de grandes empresas com a mesma visão e acredita que Cuiabá e Mato grosso valorizam e incentivam a cultura e a arte de maneira que obteremos o incentivo financeiro necessário no prazo de 30 dias.
Apoiar a exposição e associar a marca diretamente com Oscar Niemeyer, grande gênio da arte e arquitetura mundial e suas obras históricas significa simplesmente ter a oportunidade de também participar e fazer parte do centenário do artista é se vangloriar em lembrar-se da Pampulha, do auditório do Ibirapuera, das construções de Brasília e concluir que a partir de agora você e sua empresa fazem parte dessa brilhante historia.

O GÊNIO

Um amante das curvas, das formas inusitadas, um dos nomes mais marcantes da arquitetura brasileira. Contra a postura rígida das escolas do pós-guerra, deu projeção a um estilo livre.

Oscar Niemeyer que aos 100 anos continua produzindo, é acima de tudo, um artista. Desenvolveu na arquitetura uma linguagem autônoma e modernista ao usar seus traços e o concreto armado - em substituição aos tradicionais compensados de madeira - para dar formato aos seus monumentos. A técnica o ajudou a criar formas inusitadas como um museu que lembra uma nave espacial, em Niterói, ou com formato de um olho, em Curitiba.

Alguns críticos dividem sua obra em quatro fases. Niemeyer começou trabalhando de graça no escritório dos já consagrados Lúcio Costa e Carlos Leão. O período de 1940 a 1943 o faz famoso com o Conjunto da Pampulha. Já na segunda fase, marcada pela liberdade formal com técnicas de engenharia e cálculo de materiais com o destaque para o concreto armado, o destaque fica por conta do desenho do Ibirapuera, em São Paulo. O Eixo Monumental de Brasília é o projeto mais simbólico de sua terceira fase. Aí ele explorou uma realidade paralela e oculta, tal que nosso subconsciente. Depois, de 1965 a 1989, logo após a construção de Brasília - quando se intensifica sua inclinação política - ele vai além do apuro técnico graças ao contato com a história e a arquitetura da antigüidade. Exilado na França em virtude da ditadura brasileira, construiu monumentos importantíssimos, como a sede do Partido Comunista em Paris.

De 1989 até hoje, ele realça o domínio de sua linguagem própria nos inúmeros projetos desenvolvidos, como o Centro Administrativo de Minas Gerais.

Assessoria


Visite também para saber mais:

Fundação Oscar Niemeyer

Centro de informação nas áreas de arquitetura, urbanismo e design.
www.niemeyer.org.br/

Essa notícia eu fui buscar lá no MatogossoMais, o site que está sempre na frente dos demais em relação às notícias mais importantes e em tempo real em Mato Grosso. É sempre lá minha primeira opção de busca pela informação de qualidade.

Nenhum comentário: